terça-feira, 20 de novembro de 2018

Parque Nacional da Lagoa do Peixe - RS


Localizado no litoral Sul do Rio Grande do Sul nos municípios de Tavares (80%), Mostardas (17%), e São José do Norte (3%), o parque foi criado em 1986 e sua ligação com o Mar e a Lagoa dos Patos o transforma em residência oficial de aves migratórias dos hemisférios Norte (verão) e Sul (inverno). O local ainda não tem boa infraestrutura turística, mas é procurado por observadores de pássaros e fotógrafos o ano inteiro.

O acesso não é complicado, fica a 230 quilômetros de Porto Alegre. Nós fomos de 4 x 4, claro, e aproveitamos para percorrer a extensa faixa de areia entre as cidades de Mostardas e Tavares. É interessante ver família inteiras com o carro atracado na areia para passar fins de semana pescando e observando a natureza. A caminhada na beira da praia é acompanhada por revoadas e mais revoadas de pássaros, um espetáculo belíssimo.

Nos hospedamos em Tavares, no Hotel Parque da Lagoa, bem no Centro, e dali partíamos diariamente para os passeios. Uma dica é visitar a Lagoa do Peixe pela manhã onde encontramos mais variedades de pássaros, e, à tarde, vale ver o pôr do sol na Lagoa dos Patos.