segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Círio de Nazaré 2009, Belém, PA







Mais de dois milhões de romeiros homenageram Nossa Senhora de Nazaré no segundo domingo de outubro de 2009, numa das maiores demonstrações de fé do planeta. Este ano, o horário de chegada da santa à Basílica foi antecipado. Pouco antes do meio dia, a imagem da Virgem chegava à Praça Santuário. Emoção não faltou nesta grande festa, que repetiu uma tradição desde 1793 de homenagear a santa, aclamada por todos como padroeira do Pará e da Amazônia.

Promesseiros Círio de Mazaré, Belém, PA




Os promesseiros ou pagadores de promessas carregam os votos - símbolos das graças alcançadas - na cabeça. Esculturas de partes do corpo humano, carros, casas, pneus, tijolos e barcos simbolizam as conquistas dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Em sinal de crença e fé eles resistem ao calor e a multidão e seguem em procissão por 3,5 quilômetros da catedral da Sé à Basílica de Nazaré. Milhares de fiéis também se espremem na corda de 400 metros que puxa a berlinda com a imagem peregrina da santa. O ato é repetido desde 1868 como prova de fé, sacrifício, penitência e agradecimento.

domingo, 11 de outubro de 2009

Romaria fluvial, Círio de Nazaré, Belém, PA
















A romaria fluvial é uma tradição que se repete desde o século XVIII. Faz parte da procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A imagem da santa cruza a baía do Guajará e milhares de fiéis participam emocionados do transporte da Virgem da vila de Icoaraci até o porto de Belém, no sábado de outubro, que antecede à grande festa do Círio de Nazaré.