domingo, 10 de abril de 2016

Pico das Agulhas Negras - 20 anos depois


Quase 20 anos depois da primeira escalada, voltei à parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, em junho de 2015, feriado de Corpus Christi. Lá estão localizados alguns dos picos mais altos do Brasil, entre eles, Agulhas Negras (2.791 m) e o Morro do Couto (2.680 m). Da primeira vez fui a trabalho, para uma reportagem do jornal O DIA, e por isso tivemos autorização para dormir no Abrigo Rebouças - que hoje funciona apenas como ponto de parada dos montanhistas e camping. Desta vez, eu e meu marido, o fotógrafo Antonio Pinheiro, fomos com um único compromisso: trazer belas imagens e novas experiências do lugar. E foi justamente o que fizemos!

Buscamos um abrigo o mais perto possível do parque. Encontramos a Pousada dos Lobos, bem pertinho, a uns 5 km da entrada. Contratamos na própria pousada. o Valderi Guia, que foi da Brigada de Incêndio do Parque e conhece o lugar como ninguém, Logo na entrada, me surpreendi com a quantidade de gente, de vários lugares que já fazia fila na portaria para comprar o tíquete de acesso, que pode ser um passaporte para três dias ou somente para uma visita.

Antigamente a entrada não era cobrada, mas o acesso dos visitantes era bem mais limitado. Agora, o lugar é administrado pelo ICMBio, que também restringe o acesso a determinados pontos. Mas a quantidade de gente é impressionante, e se não chegar cedo - até às 7h - corre o risco de não ir ao ponto desejado. Foi o que nos aconteceu. O Pico das Agulhas Negras lotou antes das 8h.


O valor do ingresso do parque é R$ 11,00 para brasileiros e R$ 22,00 para estrangeiros.

O parque abre às 07:00 horas e possui restrições de horário para inicio e número máximo de pessoas para cada trilha:
  • Pico das Agulhas Negras – Entrada até 10:00 horas – Máximo de 120 pessoas/dia
  • Cume das Prateleiras – Entrada até 11:00 horas – Máximo de 100 pessoas/dia
  • Base das Prateleiras – Entrada até 12:00 horas – Máximo de 120 pessoas/dia
  • Pedra do Couto – Entrada até as 13:00 horas – Máximo de 120 pessoas/dia
  • Pedra do Altar/Asa de Hermes – Entrada até 11:00 horas – Sem limite de pessoas
  • Cachoeira do Aiuroca – Entrada até 10:00 horas – Sem limite de pessoas
  • Abrigo Rebouças – Entrada até 14:30 horas – Sem limite de pessoas

O horário limite para a saída do parque é 17:00 horas. Para quem for pernoitar no parque este é o horário limite para o término da trilha.

TRAVESSIA COUTO / PRATELEIRAS E RETORNO PELO ABRIGO REBOUÇAS









É uma travessia de 7 quilômetros aproximadamente, ida e volta. No dia em que atravessamos o tempo estava incrivelmente perfeito e passamos por toda a parte de cima até o Morro do Couto, nona maior montanha do Brasil, sem uma nuvem. Céu de brigadeiro. A caminhada é considerada de moderada a pesada, porque tem subidas e descidas de pedras. É bem puxado, mas dá para percorrer, parando para descansar de vez em quando. A paisagem lá de cima, compensa o esforço. Do cume do Morro do Couto dá para ver quase todos os picos do parque, além da Serra Fina, Vale do Paraíba e Pedra do Frade, na Serra do Mar. Tão incrível quanto o Pico das Agulhas Negras.  Na volta, eu já estava me arrastando em meio ao caminho de pedras até o retorno à portaria do Parque. No retorno à pousada, um banho quente e sopa para ajudar na recuperação.

Nessa época do ano é bem frio, mas não costuma chover, por isso é aconselhável ir entre junho e agosto. Pegamos 2 graus positivos na pousada, a temperatura mais baixada até então. O pacote inclui café da manhã e jantar.
Mais informações sobre o parque em: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas.html