terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Carnaval de Olinda - PE
O colorido das fantasias e a agitação dos blocos saindo de vários pontos do sítio histórico de Olinda dão toque especial ao carnaval do lugar. A folia nas ladeiras é para todos os gostos. Quem quer curtir sem aperto, melhor ir de manhã e ficar até umas duas da tarde, mas quem prefere muito embalo, pode ficar o dia todo, principalmente à tarde. Um bom ponto para ver a passagem dos blocos é em frente à Prefeitura de Olinda, praticamente todos passam por lá. Outra boa opção é o concurso de Papangus na cidade de Bezerros, distante 100 quilômetros do Recife. Acontece sempre no domingo de Carnaval. Já o melhor dia para ver o maracatu rural, de Nazaré da Mata, é a segunda-feira, quando todos se concentram na praça principal.
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Chapada dos Veadeiros - A viagem
Optamos por fazer a viagem até a Chapada dos Veadeiros de carro, mesmo com a distância entre Brasília e Alto Paraíso de Goiás de apenas 230 quilômetros. Saimos do Rio de Janeiro, fomos até Felixlândia em MG, onde paramos pra descansar, e de lá seguimos até o nosso destino. Cansativo, porém conhecemos muitas cidades de uma só vez. Muitos postos de gasolina não tem diesel S50, o que nos rendeu um probleminha na bomba de combustível no retorno. A maioria das cachoeiras fica em fazendas afastadas e o carro nos levou na boa até elas. Vale a pena conhecer a Oca Lila, comida vegetariana, em Alto Paraíso; provar a Matula, do Rancho do Seu Waldomiro; a comida caseira da Nenzinha e a risoteria Santo Cerrado. Pegar a estrada é bom demais.
Chapada dos Veadeiros - Vila São Jorge
A charmosa Vila São Jorge fica a 36 quilômetros de Alto Paraíso de GO e ao lado da entrada do Parque Nacional. O caminho até lá é asfaltado até um certo trecho, depois, só estrada de chão, que cá entre nós dá um toque especial ao lugar. Ao todo são 600 mil habitantes na vila de ruas de barro e onde a luz cai a qualquer tempestade. O povo da vila já tá até acostumado. Vários ateliês, bares e restaurantes - como o Rancho do Seu Waldomiro - na estrada, dão um toque especial ao povoado de gente atenciosa e muito preocupada com a preservação. As pousadas tem aquecimento solar, luz de velas, ar condicionados ecológicos (algumas), reciclagem de lixo e tudo mais, no maior exemplo entre as chapadas que já visitamos. No Parque vc pode levar lanche, mas tem que trazer seu lixo de volta para descarte. Muitos restaurantes oferecem comida natural. Muito bacana.
Chapada dos Veadeiros - Parque Nacional
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que até a construção de Brasília era lugar de garimpo de cristais, hoje recebe turistas de todas as partes do mundo. Só é permitido entrar no Parque com guias especializados - a maioria ex-garimpeiros e filhos deles. Segunda-feira ele fecha. O valor para grupos de dez pessoas custa em média 100,00. Nós preferimos ir sem o grupo para poder curtir mais e tirar fotos à vontade. A caminhada no parque é de uma hora e meia (em bom ritmo). Voltamos cansados e nossa guia, Lélia, de 22 aninhos, respirava sem qualquer dificuldade. Vale a pena conhecer as Janelas, um mirante fora do parque, cuja paisagem principal são os Saltos de 100 e oitenta metros, localizados dentro do parque.
Chapada dos Veadeiros - Cachoeiras
Há quem diga que a Chapada dos Veadeiros em Goiás tem cerca de três mil cachoeiras. De fato, tem uma infinidade. Desde as de fácil acesso às mais distantes. Fomos conhecer algumas delas, como a dos Saltos, no Parque Nacional; Almécegas 1 e 2, a do Mirante das Janelas; Loquinhas e outras.
Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás
Alto Paraíso de Goiás é a porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros (GO). Histórias de ETs, fim do mundo e muito misticismo realmente existem por lá. Vejam só o pórtico de entrada.
Assinar:
Postagens (Atom)