segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Círio de Nazaré 2009, Belém, PA







Mais de dois milhões de romeiros homenageram Nossa Senhora de Nazaré no segundo domingo de outubro de 2009, numa das maiores demonstrações de fé do planeta. Este ano, o horário de chegada da santa à Basílica foi antecipado. Pouco antes do meio dia, a imagem da Virgem chegava à Praça Santuário. Emoção não faltou nesta grande festa, que repetiu uma tradição desde 1793 de homenagear a santa, aclamada por todos como padroeira do Pará e da Amazônia.

Promesseiros Círio de Mazaré, Belém, PA




Os promesseiros ou pagadores de promessas carregam os votos - símbolos das graças alcançadas - na cabeça. Esculturas de partes do corpo humano, carros, casas, pneus, tijolos e barcos simbolizam as conquistas dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Em sinal de crença e fé eles resistem ao calor e a multidão e seguem em procissão por 3,5 quilômetros da catedral da Sé à Basílica de Nazaré. Milhares de fiéis também se espremem na corda de 400 metros que puxa a berlinda com a imagem peregrina da santa. O ato é repetido desde 1868 como prova de fé, sacrifício, penitência e agradecimento.

domingo, 11 de outubro de 2009

Romaria fluvial, Círio de Nazaré, Belém, PA
















A romaria fluvial é uma tradição que se repete desde o século XVIII. Faz parte da procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A imagem da santa cruza a baía do Guajará e milhares de fiéis participam emocionados do transporte da Virgem da vila de Icoaraci até o porto de Belém, no sábado de outubro, que antecede à grande festa do Círio de Nazaré.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ilha do Marajó, PA
















A ilha do Marajó é conhecida pela criação de búfalos e pelo artesanato que repete uma tradição indígena de mais de 300 anos. A ilha é formada por 13 municípios, um deles é Soure, onde está localizada a Praia do Pesqueiro, uma das mais lindas da região. O búfalo de Marajó já não é mais comercializado como antes por causa do transporte de barco, que acabou encarecendo o produto. Hoje ele é criado como animal doméstico e usado também para puxar carroças. Em cada casa do lugar há um búfalo no quintal. A população do Marajó sobrevive da pesca e do turismo. Há também as lendas, como a da Casa do Sossego, uma antiga fazenda que o tempo deteriora. A casa é tão imponente que assusta e aguça a curiosidade da comunidade ao redor, que vive repetindo histórias - como a de uma cobra gigante que habita o quintal - que nunca foram confirmadas.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Salve Rio 2016 !


Pôr do sol na ponte Rio-Niterói. O transporte vai ser o maior desafio das autoridades para o Rio fazer bonito em 2016, quando a cidade vai sediar os jogos olímpicos. Que toda essa beleza seja bem cuidada. Aí vai esta belíssima imagem do fotógrafo Antonio Pinheiro.

Vejam esta maravilha de cenário




Foi por conta desta beleza exuberante que ganhamos e vamos sediar os jogos olímpicos em 2016. Prova de que a força da natureza falou mais alto lá fora. O Rio de Janeiro será para sempre lindo. A primeira foto é da praia da Urca e a segunda é a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas que será palco daqui a seis anos e alguns meses das provas de remo.

Flores para o Rio de Janeiro


O Rio merece esta braçada de flores produzidas no interior do estado, não muito distante da capital, que em 2016 vai sediar os jogos olímpicos pela primeira vez. Que venham outras emoções.

Valeu torcida brasileira !


A capital do samba e do futebol agora será também a capital dos esportes. Que venham os jogos de 2016, a torcida espera de braços abertos. Parabéns Rio de Janeiro.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Rio de Janeiro rumo às Olimpíadas de 2016



O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo. Nada melhor do que estrear o Redescobrindo o Brasil com esta bela imagem da Cidade Maravilhosa vista do Parque da Cidade, em Niterói. Não tenho dúvida de que esse cartão postal será a porta de entrada para os jogos de 2016. Estamos na torcida!!!